22 de Maio de 2018

Copa terá narração especial em estádios para cegos e deficientes visuais

Faltando 55 dias para a Copa do Mundo, a Fifa não pára de anunciar novidades e melhorias para a edição do mundial na Rússia. A nova informação é que haverá uma narração especial para deficientes visuais nos estádios da Copa 2018. Trata-se de uma ferramenta em que um profissional especializado em audiodescrição relata tudo o que acontece durante o jogo para quem não consegue captar todos os detalhes.

 

O Comitê Organizador Local pretende distribuir 200 kits de fones de ouvido em cada uma das 64 partidas da Copa. Seu uso será gratuito e exclusivo para quem tem qualquer tipo de limitação visual. O serviço já foi testado na última Copa das Confederações, quando quatro narradores trabalharam nas quatro cidades-sede utilizadas no torneio.

 

A audiodescrição em russo e inglês acontecerá em 2 estádios, nas demais arenas, o serviço será apenas em russo, voltado para os torcedores locais. Os estádios que receberão a tradução em inglês são: A Arena Luzhniki, em Moscou, e o estádio Krestovsky, em São Petersburgo. Luzhniki será palco de sete jogos, incluindo a abertura e a final da Copa do Mundo. Já o Krestovsky receberá sete jogos, entre eles uma semifinal e o segundo jogo do Brasil, contra a Costa Rica, no dia 22 de junho.

 

Fonte: Jetss