17 de Outubro de 2018

Inventaram uma bengala que se equilibra sozinha e está sempre na vertical

Bengalas dão um auxílio excelente para idosos ou outras pessoas com dificuldades de locomoção, mas elas têm um defeito básico e difícil de corrigir: se caem no chão, é preciso fazer um esforço para pega-las que geralmente é difícil para quem precisa delas para caminhar.

 

As bengalas são feitas basicamente do mesmo jeito há décadas, mas um designer grego, incomodado com essa falha antiga, resolveu remodelar o produto. Foi assim que Michael Dimou desenhou a KEVDIA, que ainda é um conceito, mas pode se tornar um produto de sucesso em breve.

 

O princípio por trás da KEVDIA lembra um pouco o de bonecos João-Bobo: mesmo que seja inclinada a até 180 graus, ela volta a se equilibrar e ficar na vertical. Para isso, Michael usou uma fibra chama Kevlar no corpo da bengala e chumbo na parte inferior.

 

Como o Kevlar é muito leve e o chumbo é pesado, o centro de gravidade da bengala fica o mais próximo do chão quanto é possível (como o João-Bobo) e a KEVDIA sempre volta à vertical, facilitando a vida de quem precisa de auxílio para se locomover, mas não abre mão de executar diversas tarefas estando de pé.

 

Fonte: Hypeness