17 de Outubro de 2018

‘Janela inteligente’ mostra paisagem para pessoas com deficiência visual

A Ford criou uma nova tecnologia para pessoas com deficiência visual apreciarem a paisagem em viagens de carro.  Ainda como conceito, o sistema Smart Window permite que cegos “vejam”, por meio do tato, os cenários que rodeiam o veículo.

 

Funciona assim: o sistema analisa a paisagem ao redor e recria, no vidro da janela, uma imagem monocromática daquele cenário com tons de cinza que mudam de acordo com o contraste das paisagens. Ao tocarem a janela – quase como ler em braile -, as pessoas podem sentir diferentes vibrações de cores, que variam em 255 intensidades.

 

“Esta é uma oportunidade de ajudar passageiros cegos a viver uma das principais experiências a bordo”, disse o porta-voz da Ford Mac Alu Saffi. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e tem o poder de tornar viagens simples em trajetos memoráveis”.

 

A tecnologia foi desenvolvida pela Ford em parceria com a startup italiana Aedo, especializada em soluções para pessoas com deficiência visual. O conceito está sendo chamado de “Feel the View” (“Sinta a Vista”, em tradução livre). De acordo com a montadora, o sistema poderá ser oferecido em breve como opcional em veículos da marca.

 

Fonte: Jornal do Carro