27 de Maio de 2019

Médicos conectam mão robótica aos nervos de uma paciente

Médicos suecos conseguiram pela primeira vez ligar uma prótese diretamente aos nervos de uma paciente, que com isso tornou-se capaz não só de mover a mão artificial com o pensamento, como também de sentir o tato através da prótese. Sem o uso de nenhum eletrodo externo, a mulher, que tinha a mão amputada, foi capaz de realizar movimentos finos de forma independente.

 

O feito foi realizado por pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers, na cidade de Gotemburgo, em parceria com a empresa de biotecnologia Integrum AB, e o implante foi ancorado com implantes de titânio. O passo seguinte foi conectar 16 eletrodos diretamente aos nervos e músculos da paciente, permitindo assim o controle mental e as sensações.

 

Um vídeo divulgado pela equipe mostra a mulher flexionando uma mão virtual em um computador através de estímulos, antes de implantar a prótese de fato. Fotos divulgadas mostram a paciente já com a prótese realizando tarefas complexas como amarrar seus sapatos, digitar, apertar outra mão e tomar uma xícara de café.

A era dos ciborgues, portanto, finalmente chegou – e essa é uma excelente notícia.

 

Fonte: Hypeness