19 de Julho de 2018

Microsoft cria cadeira de rodas controlada apenas com os olhos

Já imaginou poder controlar objetos com o olhar? Pois a Microsoft já pode ter conseguido alcançar tal objetivo. A empresa criou uma cadeira de rodas motorizada controlada pelo olhar do cadeirante. A tecnolgia foi desenvolvida no Brasil a partir de uma funcionalidade já existente no Windows, para auxiliar um ex-jogador da NFL que perdeu os movimentos por ter a mesma doença que paralisou o astrofísico Stephen Hawkings por boa parte de sua vida.

 

Apresentada em São Paulo no dia 22 de março, a cadeira obedece o comandos dos olhos para seguir em frente, retroceder, virar à direita ou à esquerda e para se mover nas diagonais.

 

"Nenhum movimento de pescoço é necessário, nem da cabeça, simplesmente a captura da movimentação ocular", explica Alessandro Januzzi, diretor de engenharia e inovação da Microsoft Brasil.

 

Para que o olhar se transforme em movimentação real do instrumento é necessário um grande trabalho técnico. Um acessório do tamanho de uma caixinha de remédio conecta a cadeira a um tablet (ou um notebook), que fica no colo do cadeirante. Este dispositivo que irá seguir o olhar, por meio de sua câmera transformada em "rastreadora de olhos". Ela percebe em que ponto da tela os olhos estão pousados.

 

Abrindo a aplicação que dá os comandos para a cadeira, a tela mostra setas que indicam as direções. Conforme os olhos passeiam por elas, as rodas seguem as ordens. É possível ainda que o cadeirante grave atalhos para trajetos feitos constantemente, como ir da cozinha para a sala ou do quarto para o banheiro.

 

A parceria para a fabricação das cadeiras foi realizada entre a Microsoft e uma empresa brasileira de cadeiras de rodas chamada Ortobras. O mecanismo, no entanto, é classificado como um projeto experimental, por isso não deve ser comercializado. Mas a ideia comprova o potencial da invenção.

 

Fonte: Notícia ao Minuto